Cada vez mais se fala no Customer Centricity, ou seja, colocar o consumidor sempre no centro da estratégia para ter melhores resultados. Mas como fazer isso se você nem ao menos sabe quem é o seu cliente? Hoje, vou mostrar como definir sua persona em 5 passos. Confira!
O que é persona?
O primeiro passo é explicar o conceito de persona e como ela se diferencia da ideia de público-alvo.
Enquanto o público-alvo reúne características mais gerais do seu consumidor, a persona é um personagem fictício. Pense o seguinte: se você tivesse um cliente ideal, quem ele seria? O conceito de persona foi criado por Alan Cooper, no contexto do desenvolvimento de softwares.
Uma persona tem um nome, idade, profissão, família, redes que gosta de acessar, hobbies, desafios… a ideia é que ela seja uma representação – o mais fiel possível – do seu público.
Em geral, recomenda-se que uma empresa defina de três a cinco personas para abranger as pluralidades do seu público-alvo.
Como definir sua persona
Confira agora os cinco passos práticos de como definir sua persona:
Planeje a sua pesquisa
Para descobrir quais são as características dos seus clientes, nada melhor do que fazer uma pesquisa diretamente com eles.
Dessa forma, você deve escolher em que formato essa pesquisa será realizada, quem será convidado a respondê-la, qual a data de início e de término dessa fase de “campo”.
Elabore as perguntas certas
A persona é composta por características demográficas, comportamentos, psicossociais. Portanto, as perguntas que você vai fazer para esses clientes deve contemplar todos esses aspectos.
Alguns exemplos de questões que não podem faltar, são:
– Gênero;
– Idade;
– Escolaridade;
– Redes sociais que costuma usar;
– Canais pelos quais se informa;
– Rotina;
– Principais obstáculos e desafios enfrentados no dia a dia…
Isso vai trazer uma boa base para definir sua persona.
Organize os dados obtidos
Compile as respostas que chegaram e reúna-as conforme a similaridade. A ideia é entender qual a % de clientes são homens ou mulheres, quantos deles têm quais idades, quantos utilizam mais uma rede social X…
Ou seja: buscar padrões nessas respostas que mostrem as características predominantes dos seus clientes para gerar a persona.
Defina a quantidade de personas
Como eu disse, você não precisa ter uma única persona. Mas a quantidade certa vai aparecer quando estiver analisando essas respostas. Talvez, apareçam três perfis diferentes e muito prevalentes, por exemplo, de modo que todos demonstram ter a mesma relevância.
Mas tome cuidado com os excessos: muitas personas vão te levar novamente à estaca zero em termos de criar uma estratégia mais assertiva de acordo com o público.
Gere as suas personas
Com tudo isso em mãos, é hora de definir sua persona. Dar um nome a ela, atribuir as características, contar a sua história. Se possível, use uma imagem para ilustrá-la. A partir daí, a persona vai ser referência para todas as estratégias, desde a seleção das melhores redes sociais para o seu negócio até o desenvolvimento dos seus produtos ou serviços.
Personas definidas, você já está pronto para criar uma estratégia de marketing digital robusta e focada em resultado. Para isso, conte com as melhores ferramentas do mercado!
Até a próxima.
Abraço,
Emerson Barreto.