O marketing digital envolve a abordagem de várias estratégias para gerir uma marca na internet e contribuir para que alcance seus objetivos.
Uma dessas estratégias é o tráfego. Grosso modo, o tráfego é a quantidade de visitas que um site recebe. Esse fluxo de visitas pode ocorrer de forma natural (tráfego orgânico) ou por meio de investimentos (tráfego pago).
Neste artigo, mostraremos melhor o que são e as diferenças entre tráfego pago X tráfego orgânico. Assim, não deixe de acompanhar!
Tráfego pago X Tráfego orgânico: o que são?
A seguir, veja o que são e as principais diferenças entre tráfego pago X tráfego orgânico:
Tráfego orgânico
Como dissemos,
tráfego orgânico são visitas ou fluxo orgânico para uma página ou site.
Um exemplo prático: Suponha que você pesquise o produto ou serviço X na Internet. Os resultados dessa pesquisa podem levá-lo a um site.
Muitas vezes, os primeiros resultados de busca aparecem na forma de links pagos, ou seja, as empresas investem recursos financeiros para deixar suas páginas bem ranqueadas.
Além disso, outros resultados aparecem na qualidade de conteúdo orgânico. Nesse caso, as organizações gerenciam bem seus conteúdos, empregam práticas de SEO e outras técnicas para que eles tenham uma boa classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa, não necessitando investir em tráfego pago.
As campanhas de tráfego orgânico são realizadas em geral nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) e no Google.
Tráfego pago ou patrocinado
O tráfego pago, por sua vez, é a estratégia de marketing digital em que os acessos a uma página ou website ocorrem devido à compra de exibição ou investimento em campanhas pagas.
As ferramentas usadas para fazer campanhas pagas são, normalmente: Google Ads, Facebook ads, Linkedin Ads e YouTube Ads.
Tráfego pago X Tráfego orgânico: principais diferenças
Com base no que já dissemos, talvez você já saiba quais são as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico. No entanto, se você ainda tiver dúvidas, aqui estão as mais importantes:
- No tráfego orgânico, o visitante chega ao seu site ou blog ou ainda rede social de forma espontânea, isto é, ao encontrar suas páginas ao realizar uma busca orgânica no Google;
- No tráfego pago, o visitante chega até uma página por meio de cliques em anúncios pagos ou compra de lista de contatos de e-mails;
- O tráfego orgânico não exige investimento por cada visitante ou potencial cliente, já que o foco é fornecer conteúdo que responde a perguntas ou aborda temas de interesse geral dos consumidores, destacando palavras-chave que tenham relação com o negócio;
- Para construir uma campanha de tráfego orgânico, é preciso ter um bom planejamento que inclua a criação de redes sociais, blogs e conteúdos focados em satisfazer as necessidades do consumidor/cliente. Além disso, é necessário adotar boas práticas de SEO como o uso de palavras-chave e links internos e externos.
Tráfego orgânico e pago são estratégias que podem ajudar sua empresa a atingir rapidamente seus objetivos, como aumentar o número de clientes e as vendas. Agora que você sabe disso, não deixe de investir nessas soluções.
Quer aprender como criar seu negócio do zero com sucesso? Leia agora mesmo nosso E-book Passo a passo: seu negócio digital.
Até a próxima.
Abraço,
Emerson Barreto.